A consequência de um equilíbrio incorreto nas rodas dianteiras ou traseiras traduz-se em vibrações, que são percetíveis no volante, a diferentes níveis de velocidade. O equilíbrio das 4 rodas é indispensável para o conforto de condução e para manter as performances dos pneus. As máquinas de equilíbrio devem ter sistema de centragem compatível com a tampa da roda metálica e estar calibradas seguindo as recomendações dos fabricantes.
A montagem e desmontagem de pneus deve ser realizada por profissionais que tenham o equipamento e a formação correcta para realizar esta operação em segurança, sem causar danos ao pneu e á jante.
Sempre que se mudem apenas 2 pneus, eles devem ser montados no eixo traseiro. Esta regra aplica-se independentemente do facto de o veículo ser de tracção á frente ou atrás. Para veículos 4×4 aconselha-se a mudança simultânea dos 4 pneus.
Quando montar pneus novos, conduza a uma velocidade moderada nos primeiros 300kms.
Nota: Para garantir a melhor performance com pneus Direccionais, respeite as indicações na parede do pneu quanto ao sentido de rotação e/ou parede externa se o modelo for assimétrico. Um pneu com desenho Simétrico da banda de rodagem não traz quaisquer indicações para montagem nas paredes.